Passada a primeira fase desta grande e nova etapa de vida do casal, a Gravidez e depois o parto, não só é tempo de comtemplar e tratar do bebé, mas também da mãe. Sim, é mesmo isso que acabaram de ler!

Durante o Pós parto é muito importante: 

  1. Perceber tudo o que se está a passar a nível hormonal com a recém mamã e que os Baby Blues existem; 
  2. Saber que muito se pode fazer para ajudar a Mulher nesta fase de turbilhão de emoções – que muitas vezes nem ela sabe explicar; 
  3. Saber que a recuperação pós parto não se trata de “ficar bonita e Fit novamente”, porque já o são, mas sim de ajudar o corpo – orgãos – a voltar ao lugar em que sempre estiveram, (músculos do abdómen, períneo e região dorso-lombar)
  4. Perceber que estes são momentos em que a Mulher está a focar-se em si, mas podendo sempre fazer-se acompanhar do seu bebé.

Além destes fatores é importante perceber que os exercícios feitos durante o Programa de recuperação pós parto tem como objetivos:

  1. Recuperar a tonacidade muscular e melhorar a função cardiovascular;
  2. Prevenir a incontinência urinária e prevenir os prolapsos urogenitais;
  3. Melhorar o prazer e conforto sexual;
  4. Recuperar a forma física;
  5. Fortalecer a relação mãe/bebé;
  6. Drenar edemas;
  7. Melhorar o humor e aliviar o stress;
  8. Prevenir estados depressivos pós parto;
  9. Apoiar a amamentação e os cuidados do recém nascido.

Quem pode fazer parte do programa de recupeação pós parto?

Todas as recém mamãs que quiserem, sendo que:

  • Parto vaginal: 10 dias após o parto;
  • Cesariana: 3 semanas após a cesariana.

Quanto tempo dura o programa de recuperação pós parto?

Pode parecer brincadeira, mas não é: dura o tempo que eu achar necessário, sendo que não pagam mais ou menos por isso.Vou avaliando o estado físico, mas também psicológico da mamã e direi quando achar que pode terminar o programa.

Para mais informações e/ou marcar: enfermeirobrunorito@gmail.com