Relembrando que a gravidez é acompanhada de modificações que atingem todo o metabolismo da mulher para garantir o bom e correto desenvolvimento do bebé, sabiam que cerca de 50 a 80% das grávidas referem as náuseas e os vómitos como o principal desconforto durante o primeiro trimestre da gravidez? E sabiam que é algo que pode acontecer até mais tarde, ou mesmo até ao final da gravidez?
A maioria das grávidas apresenta estes sintomas mais ao início do dia, logo pela manhã, mas poderá aparecer em qualquer altura do dia. Desconhece-se qual a causa específica para o aparecimento dos enjoos, mas associa-se ao aparecimento e variações dos níveis hormonais tais como os estrogénios, progesterona e a Gonadotrofina Coriónica Humana (hCG)
Também o paladar e olfato poderão sofrer alterações e com isto determinados cheiros ou sabores aumentarem a sensação de enjoo e causarem náuseas e vómitos. Quem nunca ouviu dizer que alguém enjoou um determinado cheiro ou alimento nesta fase da vida e que depois passou?
Medidas de alívio para as náuseas e vómitos durante a gravidez:
- Evitar refeições com grande quantidade de alimentos;
- Evitar alimentos gordurosos e muito condimentados;
- Ingerir barras de elevado teor proteico;
- Antes de levantar de manhã, ingerir 3 a 4 bolachas Maria e esperar uns minutos para levantar;
- Banana, frutos secos, biscoitos com pouco açúcar;
- Suplementos alimentares de Gengibre (250 mg de 06/06h);
- Bons resultados no recurso à acupunctura.