Dia 5 de Maio, o dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia / Parteiro (EESMO).
Um dia, para mim muito especial, criado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1991 com o objetivo de homenagear e enaltecer o trabalho realizado por estes excelentes profissionais. Profissionais que são detentores de um elevado nível de conhecimentos teóricos, práticos e técnicos, que lhes permitem prestar cuidados de excelência aos casais grávidos e aos seus recém-nascidos.
A união entre a qualidade destes cuidados e os cuidados pediátricos tem vindo a melhorar ao longo dos anos. Por exemplo em 1974, por cada 1000 crianças cerca de 34 morriam no primeiro ano de vida. Neste momento, com a qualidade de cuidados alcançada, temos umas das mais baixas taxas de mortalidade infantil no primeiro ano de vida, a nível Mundial: três crianças morrem por cada 1000 no primeiro ano de vida.
É com muito orgulho que escrevo estas palavras e que deixo os parabéns a todos os meus colegas Parteiros ou Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna, pelo excelente trabalho desenvolvido até agora e que, com toda a certeza, irá continuar a evoluir e a fazer a diferença na vida de muitos pais e crianças.
Feliz dia do Parteiro!