Esta semanas as Dicas que partilhei foram sobre Puerpério!
E, para vos contextualizar melhor, ou relembrar quem esteve no Curso Pré Parto: Puerpério é o período imediatamente após o parto – aquando a saída da placenta (dequitadura) – e que tem uma duração de seis a oito semanas. Um período muito sensível e conturbado pela quantidade de alterações a que corpo da mulher, agora recém-mamã, está sujeito para regressar ao estado em que estava antes da gravidez.
Desenganem-se aqueles que pensam que estas alterações são só físicas, ou que são algo “da cabeça das mulheres”. Nada disso! Foram 9 meses em que o corpo esteve num trabalho árduo e profundo de criar um novo ser, como é que chegando ao Dia D e aos dias posteriores as coisas podiam ser fáceis e simples? Pois é, não podem, nem são!
Nesta fase, tudo muda e não é cliché! As mudanças são físicas, (já não há bebé dentro da barriga, pois já está cá fora e grande parte do peso na barriga; já não há uma pressão tão grande nas costas; o fôlego já não escasseia tão facilmente; as mamas estão agora maiores para produzirem o leitinho – enfrentam-se grandes desafios com a amamentação; etc – muita coisa mesmo) são hormonais e emocionais (a Mulher – e o homem também, mas neste aspeto o foco é Nelas – deixou de ser “apenas mulher”, para passar a ser “Mãe”. Nasceram três novas pessoas a partir deste dia já repararam? Um bebé, uma mãe e um pai. Já pensaram bem no impacto que isto tem?)
Ora, claro que todas estas mudanças têm que, obrigatoriamente, ter um impacto no humor da Mulher, deixando-a mais sensível para tudo!
Bom, para já é só isto, porque há muito a dizer sobre esta fase e queria apenas deixar-vos algumas dicas para que a possam ultrapassar sem muitos sobressaltos. Prometo que mais tarde faço um textinho mais completo sobre o Puerpério.