Pois, para garantir tudo isto, além de uma alimentação saudável, e tentarem ao máximo, fazer a vossa vida como sempre fizeram, não perdem nada em incluir o exercício físico nas vossas rotinas! Mas atenção, (este é um tema que ainda quero desenvolver em detalhe um dia destes) não estou a dizer para irem a correr para o ginásio, ou começarem a correr maratonas agora! Mais uma vez, como em tudo, é preciso ter calma e bom senso…
As grávidas que já faziam exercício, vão e podem continuar a fazê-lo, devidamente aconselhadas para o estado em que se encontram. E as que não faziam, têm sempre as caminhadas, a natação e a hidroginástica, que são sempre boas opções!
No entanto, hoje, porque é Dia Mundial do Yoga, decidi abordar apenas esta “modalidade” e dizer-vos quais são algumas das vantagens de praticar Yoga na Gravidez. (Mas atenção, tal como no que diz respeito ao resto do exercício, também no Yoga há restrições! Quero com isto dizer que se nunca decidiram apostar nisto, é importante fazerem uma avaliação prévia para verem se conseguem!) Será que há por aí quem já seja “adepto” desta prática?
Felizmente, para a grande maioria das mulheres que estão à espera de bebé, a gravidez é um período não só muito feliz, como mágico. As hormonas ajudam e apesar das alterações a que estão sujeitas (físicas, energéticas, químicas, emocionais e, claro hormonais) é uma altura para ser vivida em serenidade e o Yoga pode, muito bem, ajudar nesta fase inicial, no parto e mesmo no pós-parto.
Quais são, então, as vantagens do Yoga na Gravidez?
Aumento da flexibilidade
Óbvio, não é? Para quem não é praticante não se admiram com aqueles exercícios todos? Ora, se a flexibilidade já é algo bom, no caso das grávidas, melhor ainda, pois estão a preparar-se para um grande momento, com uma grande exigência física. O Yoga promove, assim, melhorias ou apoio na gestão do desconforto, no que diz respeito à postura, alongamento e tonificação muscular, mesmo com o aumento de peso natural.
Diminuição do stress
Claro, como qualquer tipo de exercício físico! Que tal como na vantagem anterior, já se verifica em qualquer pessoa, adquire uma importância muito maior para “quem está de esperanças” … Neste caso, as posições de Yoga, o relaxamento e a concentração ajudam a manter a calma e aumentam a confiança – algo tão importante nesta fase e, nem sempre tido em conta.
Melhoria na circulação sanguínea
Retenção de líquidos será, certamente, algo familiar para quase todas as futuras mamãs… principalmente no último trimestre. O Yoga facilita a circulação sanguínea, como tal, ajuda a reduzir bastante os nos pés e pernas.
Respiração, tão importante para o Grande Dia!
Os exercícios respiratórios promovidos pelo Yoga ensinam a grávida a captar energia e a direcioná-la, diminuindo o seu cansaço, controlando os seus estados emocionais e mentais, energizando o bebé, uma vez que estes exercícios aumentam o oxigénio em todo o corpo.
Como não sou especialista em yoga, mas reconheço as vantagens da prática durante e após a gravidez, recomendo que vão até ao site da Confederação Portuguesa de Yoga.